sábado, 10 de julho de 2010

Perdoar uma traição...

"Chega a ser interessante ouvir pessoas dizendo “traição não tem perdão”, “eu jamais perdoaria”, “comigo só se erra uma vez”! Amigos, por favor, quem diz isso com tanta veemência é porque nunca amou intensamente ou então foi traído por alguém que não amava. Eu era assim! Orgulhava-me por dizer que NUNCA perdoaria uma traição... até que aconteceu! A dor é indescritível, beira o insuportável e inúmeras vezes o único pensamento é abrir mão de tudo! Mas a dor não é constante, de vez em quando ela cede e aí a cabeça fica fria o bastante para pensar com um pouco mais calma. Por mais que tenha sido enganado, você conhece a pessoa, consegue perceber se há arrependimento. Se ao ver sua dor a pessoa também sofre é porque ela se deu conta de que cometeu um erro terrível e a pessoa que ela ama estava ali bem ao lado o tempo todo. E se isso for verdade, essa pessoa jamais vai querer te magoar outra vez. Ninguém é tão frio e cruel. Não é fácil, óbvio que não, mas por menos consolável que possa parecer errar é humano! Sim é um erro terrível, machuca muito, mas é um erro!

Pare pra pensar... você em nenhum momento se sentiu atraído por outra pessoa? Não minta pra si próprio, responda sinceramente! Verá que a resposta é sim. Você é ruim ou não presta por ter sentido isso? NÃO... você é simplesmente humano! Claro que quando se está em um relacionamento, deve-se resistir às tentações em nome do respeito ao amor do parceiro, mas ninguém está livre de errar. E se você só não traiu porque não teve uma “boa oportunidade”? Pense. Verá que isso torna a pessoa que te traiu mais humana aos seus olhos e fica mais fácil pensar em perdão! Quando perdoamos alguém que nos traiu, nós crescemos aos olhos desse alguém. Ele sem dúvida irá pensar: “Poxa, eu fiz algo terrível e ele(a) está disposto(a) a me perdoar em nome do amor que sente... não posso mais decepcioná-lo, mesmo porque também o amo”!

Agora pense na história de vocês... o que vocês tiveram, têm ou poderiam ter juntos é realmente tão pouco que não justifica uma segunda chance? Um começar de novo? Peguem fotos, cartinhas, e-mails... relembrem da intensidade do amor! O ditado “há males que vem para o bem” se aplica perfeitamente aqui. Talvez a traição tenha vindo pra mostrar ao casal que havia algo errado, que eles estavam se distanciando, que precisavam demonstrar com mais clareza o amor que sentiam. Pensando assim, a dor diminui, dia após dia. O processo é bem lento, mas perceptível e é bom que seja lento para que se consiga assimilar com clareza a situação e para que nenhuma decisão precipitada seja tomada. Com o tempo (mais ou menos tempo, não importa) a confiança retorna, o carinho e a cumplicidade aumentam. A relação pode sim ficar melhor do que era antes da traição. Mas aí se esquece a traição??? Claro que não e nem devemos! É bom lembrar do que precisou acontecer para o amor voltar, mas sem sofrimento. Mas quem ama não trai, não é??? Isso é mito! Quem ama continua sendo humano e pode errar! Lembre-se... você também já não sentiu atração por outra pessoa?

O perdão, amigos, vem quando entendemos o porquê da traição e nos colocamos no lugar da pessoa que traiu. É um processo racional, intelectual... é preciso nobreza e inteligência para perdoar. Não percam a oportunidade de ter uma vida feliz ao lado de quem se ama porque não puderam superar um erro ou porque seu orgulho é maior que seu amor! Bobagem... permita-se perdoar! Você saberá que conseguiu perdoar quando a lembrança voltar sem dor e sofrimento, como uma lição amarga, mas aprendida. A vida é tão curta para guardarmos mágoas. Se você está passando por isso há pouco tempo pode achar que o que escrevi é muito bonito, legal, mas que na prática não é assim, mas eu digo que é por experiência própria! Com o tempo você perceberá que não há dor que dure pra sempre e nem felicidade que nunca chegue! Sabe por quê? Porque o amor tem em sua essência o perdão como resposta à dor!"

Um comentário: